quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Brasil Mostra Brasil - Natal/RN 2016



Sethas-RN seleciona artesãos para Multifeira Brasil Mostra Brasil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), abriu na segunda-feira (08), as inscrições para os artesãos potiguares participarem da 22º Edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontecerá na Arena das Dunas, de 2 a 11 de setembro.

O Programa Estadual de Artesanato (Proart) vai
disponibilizar um estande 600 metros quadrados, com 100 vagas disponíveis para artesãos independentes, de cooperativas, associações e da Economia Solidária. As inscrições serão feitas de 08 a 12 de agosto, presencialmente no setor do Proart, na Sethas-RN, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16:30h.

O artesão interessado precisa apresentar os seguintes documentos: Carteira Nacional do Artesão, três fotos das peças artesanais que pretende comercializar e comprovante de residência recente. Os selecionados serão comunicados por telefone entre os dias 24 e 25 de agosto.

Mais informações no telefone: 3232-1841 ( www.sethas.rn.gov.br )

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O que é um Amigurumi?



Amigurumi é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Apesar da popularidade de bichinhos e bonecos, a técnica também é usada para produzir objetos em miniatura como utensílios domésticos e comidinhas.

E sabe quando surgiram os primeiros Amigurumis?

A criação de bonecos de crochê, apesar de ser um costume milenar, ressurgiu no Japão apenas nos anos 80, acompanhando o mercado que inundava prateleiras com produtos como a boneca Hello Kitty



 Logo o desejo por brinquedos e objetos fofinhos com aparência meiga, assim como a da boneca, criou demanda suficiente para motivar revistas de grande audiência feminina a publicar receitas passo-a-passo sobre como criar amigurumis. 
A prática se popularizou e, em 10 de Janeiro de 2002, a Associação Japonesa de Amigurumi foi criada. Nesta época, a técnica já então contava com vários livros e revistas disponíveis em japonês. Com a popularização da cultura japonesa ao redor do mundo, o amigurumi também ficou conhecido em outros países, principalmente por meio de fóruns e blogs em que receitas são criadas e distribuídas muitas vezes gratuitamente.


 Eu ainda não me arrisquei nesta técnica. Mas estou cada dia mais apaixonada por essas fofurinhas!!