quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo!

2016 está chegando


"Amanhã, o Trem 2016 vai chegar nesta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela e
desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, 
com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que 
não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, 
observando cada arbusto, cada riacho, 
beirais de estrada e tons mutantes de apisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros. 
Conheça seus companheiros de viagem.
Preste atenção em cada ponto de parada 
e fique atento ao apito de partida.
Quando decidir descar na estação onde a esperança lhe acenou, 
não hesite. Desembarque nela com os seus sonhos.
Desejo que a sua viagem pelos dias de 2016 seja
de PRIMEIRA CLASSE!"

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Origem do Crochê

CROCHÊ, CROCHÉ, CROCHET


A palavra Crochê vem de um termo existente no dialeto nórdico, que significa gancho, referindo-se a forma do bico da agulha de Crochê que puxa os pontos. Tem sua origem também na palavra francesa “croc”, que em francês tem o mesmo significado.

Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história. A arte do Crochê, como nos dias de hoje, foi desenvolvida no século 16. Um escritor dinamarquês, chamado Lis Paludan, tentou descobrir onde o Crochê se originou na Europa e fundamentou algumas teorias, sendo a mais provável a de que a técnica se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Posteriormente, essas técnicas se difundiram entre tribos da América do Sul, que usavam os adornos de crochê nos rituais de puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Porém, não se tem evidências concretas sobre exatamente onde se originou esta arte. 

Outra teoria sugere que o Crochê se originou de uma técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa em torno de 1700.

No entanto, o que se sabe é que o Crochê ganhou espaço a partir de 1800, quando a francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente copiados e publicou um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir tais desenhos. 

O Crochê é um trabalho que pode ser feito usando qualquer tipo de fio, basta ter a agulha ideal e muita criatividade.

É uma técnica artesanal de se produzir objetos para decoração ou peças que são utilizadas no dia-a-dia, como toalhas de banho, de mesa, de rosto, tapetes, panos de prato e até mesmo roupas. O limite para esta arte é a sua imaginação.

São milhares as formas de se produzir o crochê e as de utilizá-las. Seja como enfeite ou objetos úteis, é deslumbrante. 


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Profissão: Artesão



Há pouco mais de um mês, a profissão de Artesão foi reconhecida no Brasil pela Lei nº 13.180.

Artesão é toda pessoa física que desempenha suas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada.

A profissão de artesão presume o exercício de atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Vem novidades por aí!


Por aqui, estamos encantadas com as novas criações.
É tanta coisa linda seguindo para a produção que a gente até sente o coração aquecer. E vocês? Já conseguem sentir o cheirinho de novidade no ar??

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Doador de Sangue

25 de Novembro - Dia do Doador de Sangue


           Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo Decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.
          A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.
          Parabéns a você que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reserva um tempo para esse grande ato de solidariedade!
         E que tal, nestas festas de final de ano, cada um de nós dar um presente especial?


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sousplat

  O que é SOUSPLAT?


          Sousplat (pronuncia-se “suplá“) é uma palavra francesa que quer dizer “prato de baixo”. Assim, o sousplat é um “suporte de prato”, uma espécie de prato maior que o de refeição.
          Ele serve como base para os pratos que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar, cumprindo uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos. Por exemplo: quando a entrada é substituída pelo prato principal.
          Altamente decorativo, o sousplat dá um toque de classe e elegância a qualquer almoço ou jantar. Além disso, auxilia na identificação do lugar de cada convidado à mesa e evita que os pratos deslizem sobre a mesa ou que a comida respingue sobre a toalha. Em alguns casos, ele pode até dispensar o uso de toalhas de mesa.
          Os sousplats devem ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa, medirem cerca de 33 cm de diâmetro e podem ser feitos a partir de vários materiais (fibras vegetais, madeira, metal, vidro etc.).

          As regras de etiqueta também definem que:
          O sousplat apenas deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.
          Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats! Ao servi-las, eles são retirados da mesa.
          É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre sousplats de vidro, aço inox ou prata, para evitar que o prato deslize gerando ruídos.
          Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem.

          Ok! No entanto, essa peça serviu de inspiração para variações que caíram no gosto de todos que admiram uma mesa posta com capricho, seja ela para um jantar formal ou uma reunião leve e descontraída com amigos.
         Seu uso não é obrigatório, mas valoriza a louça e deixa a mesa mais elegante.
         E podemos concordar que uma mesa arrumada com sousplat fica, sem dúvida, muito mais charmosa. Sendo, então, de crochê, vai dar aquele ar retrô super romântico que amamos e que é super tendência atualmente.
        Você pode compor sua mesa com sousplat de uma única cor, ou ainda, cada um de uma cor, super colorido. Seus convidados irão AMAR!!!









quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Empreendedorismo Feminino

19 de Novembro : Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino


Segundo o último relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mais da metade dos novos negócios abertos no país é conduzida por elas. Mesmo assim, os desafios para a equidade de gênero no mundo dos negócios ainda são muitos. Por isso, em 19 de novembro de 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em Nova York o Dia Global do Empreendedorismo Feminino.
No Brasil, as atividades alusivas à data são capitaneadas pelo Sebrae e o instituto Endeavor.
A expectativa é de que, com o estabelecimento de uma data global para lembrar o tema, sejam reforçadas e surjam novas iniciativas que apoiem e inspirem a presença de mulheres no mundo dos negócios. Ao mesmo tempo, pretende-se mobilizar uma enorme rede que una empreendedores (homens e mulheres) e agentes transformadores que possam assumir compromissos como embaixadores da causa.
Em Nova York, o lançamento aconteceu dentro da Semana Global de Empreendedorismo, em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e a presença de embaixadores dos países que aderiram ao projeto.
O tema está agora, definitivamente, no calendário anual de atividades oficiais de praticamente todos os países do mundo.

Mulheres empreendedoras

Muitas vezes, têm que se desdobrar em várias para dar conta dos filhos, da casa e, ao mesmo tempo, dos negócios. Não é raro encontrar mulheres que começaram a empreender simplesmente para terem mais liberdade e, assim, conseguirem conciliar todas as suas responsabilidades. Mas também não é difícil encontrar várias que, após descobrirem o mundo empreendedor por necessidade, se tornaram empresárias de referência.

A todas essas guerreiras, PARABÉNS!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Primeiros passos :~

É com um simples, mas importante, primeiro passo que começamos qualquer jornada.
Desta forma, com o caminhar ainda inseguro dos que iniciam seus primeiros passos, mas firmes na direção dos objetivos traçados, iniciamos esta caminhada pelas trilhas virtuais.
Não vamos sós porque acreditamos que acompanhados podemos ir mais longe! Vem com a gente! ;o)